Programa

A Pastoral das Vocações na Diocese de Viseu tem vindo a ser uma aventura de sementeira realizada em comunhão com a ação pastoral das paróquias em arciprestados. Temos, estrategicamente, seguido o itinetário das visitas pastorais do Bispo diocesano, programando no ano a seguir à sua passagem, um conjunto de presenças dentro do que é a atividade de cada uma das paróquias.

Assim,

  • de outubro a dezembro de cada ano pastoral, procura-se estar presente nas reuniões arciprestais para, com os párocos, ir à procura da melhor maneira de testemunhar a vocação, através de uma calendarização que não quer acumular atividades, mas proporcionar presenças de qualidade.
  • de janeiro a junho, realiza-se uma temporada de missão vocacional, procurando, desde a pedagogia da fé até à celebração, desenvolver um caminho de aprofundamento de temas vocacionais no intuito de semear a nova cultura vocaiconal que a Igreja tanto preconiza nos seus documentos.

Um desafio sempre delicado de realizar é que a proposta de uma cultura vocacional atualizada saia fora dos espaços da Igreja. Não é fácil de conseguir, a não ser nas redes sociais. Como esta missão é de sementeira, cremos que Deus o fará, a partir do coração, com a sua paciência, esperando a resposta daqueles a quem deixamos um testemunho alegre.

Informa-se que a partir das conclusões do Sínodo dos Bispos sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», o sítio da Pastoral das Vocações da Diocese de Viseu passará a ser o mesmo que o da Pastoral da Juventude. AQUI