Grupo S. Paulo - discernimento vocacional p/ maiores 18 anos

ENCONTROS MENSAIS:
1º encontro: 24 nov. 2017 (sexta-feira), das 21h às 22h30 (os restantes encontros serão marcados de acordo com as agendas dos presentes)

LOCAL DOS ENCONTROS:
Seminário Maior / Largo de Santa Cristina / Viseu

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
(Até ao dia 19 de nov. 2017)

INTRODUÇÃO:

Na carta-convite aos jovens para participarem na preparação da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2018, sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», o Papa Francisco atira-nos o olhar para as origens:

O Senhor disse a Abrão:«Deixa a tua terra, a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar.

― Génesis 12, 1

Este evento da Vocação de Abraão sucede-se aos 11 primeiros capítulos da Bíblia, que passa a marcar uma relação pesssoal com o Deus verdadeiro.

O Grupo S. Paulo, inspirando-se na história que leva Saulo a ser o Apóstolo Paulo, é uma proposta para jovens rapazes e raparigas com mais de 18 anos deidade poderem percorrer um caminho que vai desde um sério autoconhecimento de si próprios até à decisão de entregar as suas vidas a uma missão concreta a partir de uma opção fundamental de vida na escolha da Vida Consagrada ou Secular, do Presbiterado ou do Matrimónio.

Uma das formas de «sair do sofá» e de não gastar a vida «ao balcão», em resposta ao convite que o Papa Francisco fez aos jovens na última Jornada Mundial da Juventude, é, pois, por parte deles e delas, colocar a vida em jogo na “arena” do encontro com Jesus Cristo, mediado por outros discipulos-missionários (cf. história de Paulo em Actos 9).

Este acompanhamento no discernimento vocacional insere-se dentro da Temporada 5 da Pastoral Vocacional da Diocese de Viseu, desenvolver-se-á entre os meses novembro de 2017 e junho de 2018. O primeiro encontro será a 24 de novembro de 2017, pelas 21h, no Seminário Maior. Os restantes encontros serão agendados diante das agendas de todos os participantes.

Informa-se que a partir das conclusões do Sínodo dos Bispos sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», o sítio da Pastoral das Vocações da Diocese de Viseu passará a ser o mesmo que o da Pastoral da Juventude. AQUI